التخطي إلى المحتوى الرئيسي

A Razão de Nossas Quedas, Desvios e Pecados


Muito já se falou e já se escreveu sobre o porquê de esfriarmos na fé, desviarmos do caminho, cairmos repetidas vezes nos mesmos pecados. Uma enormidade de sermões já foram feitos à luz destes temas. As razões para tal desvio são as mais diversas. Existem aqueles que dizem: “Você deixou as Escrituras, volte a ler a Bíblia, você precisa ler mais”.  Alguns argumentam: “Isso é falta de oração, você precisa orar mais. Mais tempo, mais intenso”.  Outros ainda propõe: “Há quanto tempo você não jejua? Isso é falta de jejum. Faça um jejum forte”.
Acredito piamente que todas essas coisas são necessárias, bíblicas e tem seu papel vital em nossa mortificação da carne e luta diária contra o pecado. Entretanto, com o passar do tempo, aqueles que andam com o Senhor tendem a amadurecer espiritualmente e enxergar detalhes da vida cristã mais acuradamente, compreendendo coisas que os primeiros anos de fé não os permitiram entender. Esse foi o meu caso. Lendo, estudando e meditado nas Escrituras com atenção, tendo comunhão diária com Deus através do seu Santo Espírito, percebei que não são aquelas “a grande” causa de nossa queda, desvio e ruína espiritual.
Na verdade, o âmago de tudo isso reside no fato de “tirarmos os olhos de Cristo”. Nesse momento inicia-se o processo de queda, de desvio. Existe um trono em nosso coração, existe um altar em nosso interior, e estes só podem ser ocupados por Cristo. O amor por Ele começa se esfriar quando nesse altar vamos pouco a pouco colocando pequenos ídolos, e lentamente vamos empurrando Cristo da sua posição, até que o volume de ídolos chega a ser tão grande que não há mais espaço para Ele. Afinal de contas, “ninguém pode servir dois senhores, pois há de agradar a um e desagradar a outro”.
Nessa queda espiritual, Cristo é o Senhor a ser desagradado. Por essa razão caímos, pecamos e permanecemos no pecado. Não é somente por conta das tentações ou das inclinações de nossa natureza. Caímos por estarmos vazios de Cristo! Caímos, porque nosso coração está agora, suscetível a ser ocupado por outras coisas ou pessoas. Alguém que está cheio de Cristo não tem lugar para a pornografia, para o sexo ilícito ou qualquer fonte espúria de prazer, pois já está satisfeito Nele. Como alguém pode roubar, se embriagar, mentir, ou curtir noites e noites em orgias e dissoluções, quando está plenamente realizado em Cristo, a verdadeira fonte de prazer?
As paixões que o mundo oferece, os atrativos à mostra na “Feira da Vaidade” e o próprio diabo em pessoa, mostrando todos os reinos da terra, não conseguem derrubar um homem que está completo em Cristo! Pois ele de nada tem falta! Nada pode ser comparado com a completude perene que Cristo proporciona.
Caro leitor, se você que realmente deseja vencer essas tentações que estão exaurindo sua força; se você almeja abandonar essa vida de pecados, frieza, indiferença espiritual; você pode jejuar o quanto quiser, ler a Bíblia de “capa a capa”, e tentar ficar horas a fio orando. Isso não será suficiente. Ainda que você se mutilasse na tentativa de não mais pecar, ou se trancasse para sempre em um quarto escuro, sem saída, isso não lhe garantiria vitória. Você necessita ir ao CERNE do problema. E o problema é um só: “Você tirou os olhos do seu amado!”. Traiu Ele com seus inúmeros amantes! Expulso-o do lugar que só a Ele pertence, seu coração! Volte seus olhos novamente para Cristo. Compre de volta aquela pérola de grande valor que você vendeu. Mesmos que ela te custe TUDO! Eu disse TUDO!
Preencha seu ser com o amado de sua alma, seu noivo, o mais formoso entre os milhares. CRISTO! Ele está à porta batendo novamente, dando-lhe um gentil convite. Mesmo fazendo as maiores barbáries com Ele, desprezando-o, ofendendo-o, e o deixando por um bom tempo, seu amor e misericórdia são tão grandes que Ele está pronto a perdoar e receber novamente em Seus braços, como fez com o filho prodigo.
Vá querido irmão. Redescubra Cristo novamente! A centralidade Dele em sua vida. Diga a Ele: “Torna-me a dar a alegria da sua salvação”. Redescubra o prazer de servi-lo. E viva para Sua glória!
Tudo fora de Cristo é o mais completo absurdo. Por Cristo nosso coração bate, o sangue corre em nossas veias. Por Cristo respiramos e, o ar só se encontra disponível neste exato momento, em razão da Sua misericórdia. “Nele nos movemos, existimos e vivemos”. Cristo é quem pinta as cores do universo, traz animação e beleza a toda a criação em nossa volta! Cristo é o único que dá sentido à vida. Sons, formas, tons, luz, trevas, dia, noite, vida! Tudo vem Dele e foi feito para Ele! Se preencha novamente do seu Senhor e Salvador. Então, nem o pecado, nem Satanás nem o presente século mal, acharão espaço em seu coração.
Paulo Junior

تعليقات

المشاركات الشائعة من هذه المدونة

Teologia Pentecostal

             A teologia pentecostal não é propriamente um constructo de teorias sem fim; ou seja, ela não pretende construir uma nova cosmovisão sobre e da cristandade. Ela é, na sua modesta contribuição, apenas e tão somente pneumatologia, porém qualificada em método, hermenêutica e teologia. E isso não é pouco, especialmente levando em conta a ignorância sobre a pessoa e obra do Espírito Santo no ser humano como indivíduo e como comunidade constituída a partir da Igreja. A teologia pentecostal é, portanto, uma leitura de como, por exemplo, a pneumatologia influencia a forma como a eclesiologia pode ser montada. Não se trata de uma nova eclesiologia, uma nova missiologia ou uma nova hermenêutica, mas de algo que busca entender as implicações de ter o Espírito Santo presente no mundo como o verdadeiro e único vicário (substituto) de Cristo. O fato de Cristo viver entre os discípulos como homem trouxe sérias implicações para eles e para a Igreja Primiti...

Adultério - Paulo Junior

Acesse: http://www.defesadoevangelho.com.br/ E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando (...). E mandou Davi indagar quem era aquela mulher (...). Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela. 2Samuel 11.2-4 Como o adultério tem se tornado comum na casa de Deus! A infidelidade conjugal, nesses últimos anos, está devastando o povo cristão! Essa palavra é para você, que às escuras tem praticado esse ato abominável aos olhos de Deus; ou para aquele que está sendo tentado como Davi: "Viu uma mulher que se estava lavando". É possível que você esteja colocando, frequentemente, os olhos em uma mulher que não te pertence. Veja qual foi a pergunta de Davi, depois: "Quem era aquela mulher?". A tentação tem sido forte, você está balançado, nutrindo um sentimento carnal e perverso para com outro homem ou outra mulher ...

Suicídio - Paulo Junior

“Elias chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: ‘Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados’”. 1 Reis 19:3-4 O suicídio vem aumentando a cada ano que passa. Pessoas de todas as partes do mundo, de todas as idades, de todos os extratos sociais têm tirado, ou pensado em tirar suas próprias vidas! Muitas são as causas do suicídio, mas se sabe que a maior causa é a depressão! A maioria dos suicidas, antes de cometer o ato, passaram por um agudo e profundo quadro depressivo! São aquelas pessoas que se sentem imprestáveis, sem autoestima, possuídas de um intenso complexo de inferioridade. Elas dizem para si mesmas: “Vou tirar minha vida, afinal de contas, ninguém sentirá minha falta mesmo!” Por incrível que pareça isso tem acontecido até dentro da Igreja de Cristo. Muitos estão passando por esse dilema. Esse foi o caso do profeta Elias, citado no texto acima. Notem que Elias também entrou em um quadro depressivo,...