التخطي إلى المحتوى الرئيسي

O que significa Onisciente, Onipotente e Onipresente?

Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”

Deus possui muitas qualidades morais e metafísicas que são inerentes à sua divindade. É o que chamamos de “atributos de Deus”. Estes atributos podem ser comunicáveis com suas criaturas (como amor, verdade, justiça, bondade, etc.) e podem não ser comunicáveis, sendo-lhe exclusivas. Falaremos de três atributos não-comunicáveis de Deus, que pertencem somente a Ele: onisciência, onipotência e onividência.

Onisciência

Onisciência significa que Deus tem conhecimento completo de tudo (oni significa “todo”, ciência é conhecimento, saber). Nas palavras do erudito Norman Geisler: “Deus conhece tudo – passado, presente e futuro; Ele conhece o real e o possível; só o impossível (o contraditório) está fora do conhecimento de Deus”.
O Salmo 139 é um louvor ao Deus onisciente, que sabe perfeitamente tudo o que pode ser sabido. Davi diz no quarto verso: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”. Deus não sabe apenas os fatos, mas as palavras e também os pensamentos!
Engana-se quem pensa que o diabo conhece todos os nossos pensamentos, como se ele fosse onisciente. Não, não é! Somente Deus é onisciente! O diabo não sabe, nem poderia saber, tudo sobre nós!

Onipotência

Onipotência significa, literalmente, que Deus tem poder ilimitado. Na língua hebraica, um dos nomes ou títulos de Deus é El-Shadday, que quer dizer Deus Todo-Poderoso, uma menção ao seu atributo de onipotência.
A versão grega do Antigo Testamento (a Septuaginta), traduziu esta palavra pelo vocábulo pantokrator (panto significa todo, em grego; e kratos significa poder, domínio ou governo). Quando esta palavra ocorre no Novo Testamento ou na Septuaginta, ela também significa “todo-poderoso” ou onipotente.
Entretanto,  Norman Geisler faz uma ressalva importante: “onipotência não significa que Deus possa fazer o que é contraditório. A Bíblia afirma que Deus não pode contradizer sua natureza (Hb 6.18;2Tm 2.13; Tt 1.2). Ele não pode forçar a liberdade (Mt 23.37). Ele trabalha persuasivamente, mas não coercivamente”. Deus não pode mentir, nem pode fazer um homem pecar.

Onipresença

Onipresença é o atributo de Deus pelo qual sabemos que ele está presente em todo lugar e ao mesmo tempo. Isso nada tem a ver com o panteísmo, que diz que Deus é tudo e tudo é Deus (o cosmo é Deus). Não! Antes tem a ver com a presença e o domínio real de Deus sobre cada palmo de espaço do universo! Como diz Geisler, Deus “está em todo ponto do espaço”.
Saber que Deus está em todo lugar deveria produzir em nós um grande temor, pois não há lugar algum onde possamos nos esconder dEle. Como onipotente, Ele criou cada rocha e cada montanha do planeta; como onisciente, ele conhece cada esconderijo e sonda até mesmo as profundezas dos oceanos ou o espaço sideral; como onipresente, ele está em toda parte, cercando-nos “por detrás e por diante” (Sl 139.5).
Onde houver agora um marinheiro em alto mar, Deus está lá! Onde houver um astronauta no espaço, Deus está lá! Onde houver um índio no meio das florestas, lá está Deus também! Onde estiver um crente orando, lá está Deus; onde houver um ímpio pecando, lá está Deus… ao mesmo tempo! Deus está aqui comigo enquanto escrevo, e está aí com você enquanto lês. Sim, Ele é Deus onipresente!

Por Tiago Rosas

تعليقات

المشاركات الشائعة من هذه المدونة

Teologia Pentecostal

             A teologia pentecostal não é propriamente um constructo de teorias sem fim; ou seja, ela não pretende construir uma nova cosmovisão sobre e da cristandade. Ela é, na sua modesta contribuição, apenas e tão somente pneumatologia, porém qualificada em método, hermenêutica e teologia. E isso não é pouco, especialmente levando em conta a ignorância sobre a pessoa e obra do Espírito Santo no ser humano como indivíduo e como comunidade constituída a partir da Igreja. A teologia pentecostal é, portanto, uma leitura de como, por exemplo, a pneumatologia influencia a forma como a eclesiologia pode ser montada. Não se trata de uma nova eclesiologia, uma nova missiologia ou uma nova hermenêutica, mas de algo que busca entender as implicações de ter o Espírito Santo presente no mundo como o verdadeiro e único vicário (substituto) de Cristo. O fato de Cristo viver entre os discípulos como homem trouxe sérias implicações para eles e para a Igreja Primiti...

Adultério - Paulo Junior

Acesse: http://www.defesadoevangelho.com.br/ E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando (...). E mandou Davi indagar quem era aquela mulher (...). Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela. 2Samuel 11.2-4 Como o adultério tem se tornado comum na casa de Deus! A infidelidade conjugal, nesses últimos anos, está devastando o povo cristão! Essa palavra é para você, que às escuras tem praticado esse ato abominável aos olhos de Deus; ou para aquele que está sendo tentado como Davi: "Viu uma mulher que se estava lavando". É possível que você esteja colocando, frequentemente, os olhos em uma mulher que não te pertence. Veja qual foi a pergunta de Davi, depois: "Quem era aquela mulher?". A tentação tem sido forte, você está balançado, nutrindo um sentimento carnal e perverso para com outro homem ou outra mulher ...

Suicídio - Paulo Junior

“Elias chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: ‘Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados’”. 1 Reis 19:3-4 O suicídio vem aumentando a cada ano que passa. Pessoas de todas as partes do mundo, de todas as idades, de todos os extratos sociais têm tirado, ou pensado em tirar suas próprias vidas! Muitas são as causas do suicídio, mas se sabe que a maior causa é a depressão! A maioria dos suicidas, antes de cometer o ato, passaram por um agudo e profundo quadro depressivo! São aquelas pessoas que se sentem imprestáveis, sem autoestima, possuídas de um intenso complexo de inferioridade. Elas dizem para si mesmas: “Vou tirar minha vida, afinal de contas, ninguém sentirá minha falta mesmo!” Por incrível que pareça isso tem acontecido até dentro da Igreja de Cristo. Muitos estão passando por esse dilema. Esse foi o caso do profeta Elias, citado no texto acima. Notem que Elias também entrou em um quadro depressivo,...