Pular para o conteúdo principal

Engano Religioso

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2Pedro 2:1

Caro leitor, quero continuar insistindo neste assunto, por acreditar que estamos vivendo uma expansão meteórica do engano religioso, propagada pelos falsos profetas. Eles estão aí, por todo o lugar, em quase todas as “igrejas”, pregando, ensinando diariamente nos púlpitos e canais de TV. A parte do versículo que baseia esse escrito que pretendo salientar é esta:

“Introduzirão encobertamente heresias de perdição”.

Quero alertar você sobre a sutileza do engano. O texto menciona a forma que o engano será propagado: “encobertamente”, de uma maneira sutil, inteligente e bem elaborada! Por isso até você, cristão sincero e honesto, pode ser enganado. Você deve seguir sempre as recomendações bíblicas, dadas pelos apóstolos e pelo próprio Jesus para, assim fazendo, não cair nas teias pegajosas da mentira.

Quero passar algumas recomendações para que você não mais seja enganado, nem ludibriado por esses mestres do engando. Vejamos o que Paulo tem a ensinar:

“Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o que é bom.” (1Tessalonicenses 5:20-21)

Ele nos ordena a fazer um exame, uma análise minuciosa de qualquer movimento, pregador ou doutrina e, só reter, aquilo que é comprovadamente bíblico! Para isso você deve comparar todo seu ensino com as verdades das Escrituras.

Agora, vejamos o apóstolo João:

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” (1João 4:1)

Caro irmão, não creia, não aceite, nem engula qualquer doutrina/ensinamento, tampouco considere qualquer pastor precipitadamente. Antes, como diz João, prove-os para saber se são de Deus. Provar significa: “submeta-os a um teste.” Avalie esses “profetas”; examine as Escrituras para saber se são ou não de Deus!

Por último, temos nosso Senhor Jesus:

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” (Mateus 7:15-16).

Tenham cautela! Fiquem apercebidos, pois eles estão por toda parte. A facilidade que possuem de enganar os fracos na fé reside no fato de virem transfigurados (disfarçados)! Notem que Jesus disse que eles vêm até nós vestidos de ovelhas: aparência de piedade, bondade… Até milagres acontecem! Entretanto, por dentro são lobos devoradores, mentirosos e corruptos!

Jesus prossegue ensinando como reconhecê-los e desmascará-los: “Por seus frutos os conhecereis”. Querido irmão em Cristo, não seja ingênuo. Não é pelos sinais que eles “fazem” que são reconhecidos. Podem haver curas, prodígios e tudo mais, porém isso não é evidencia de que sejam verdadeiros. A verdadeira prova são os frutos que dão: o caráter, a bondade, o amor, ou seja, os frutos de Gálatas 5:19. Juntamente com isso, deve-se notar o quanto aquilo que eles pregam e vivem está de acordo com a palavra de Deus!

Esses são algumas recomendações de testes, à luz da Bíblia, para que você não seja enganado por essa horda de salteadores, que trabalham para o seu pai, o Diabo! Daqui para frente, tome cuidado. Siga somente aquilo que for bíblico.

Termino com a recomendação de Paulo:

“Não sejais mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”. (Efésios 4:14)

Em Cristo,

Paulo Junior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teologia Pentecostal

             A teologia pentecostal não é propriamente um constructo de teorias sem fim; ou seja, ela não pretende construir uma nova cosmovisão sobre e da cristandade. Ela é, na sua modesta contribuição, apenas e tão somente pneumatologia, porém qualificada em método, hermenêutica e teologia. E isso não é pouco, especialmente levando em conta a ignorância sobre a pessoa e obra do Espírito Santo no ser humano como indivíduo e como comunidade constituída a partir da Igreja. A teologia pentecostal é, portanto, uma leitura de como, por exemplo, a pneumatologia influencia a forma como a eclesiologia pode ser montada. Não se trata de uma nova eclesiologia, uma nova missiologia ou uma nova hermenêutica, mas de algo que busca entender as implicações de ter o Espírito Santo presente no mundo como o verdadeiro e único vicário (substituto) de Cristo. O fato de Cristo viver entre os discípulos como homem trouxe sérias implicações para eles e para a Igreja Primiti...

Adultério - Paulo Junior

Acesse: http://www.defesadoevangelho.com.br/ E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando (...). E mandou Davi indagar quem era aquela mulher (...). Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela. 2Samuel 11.2-4 Como o adultério tem se tornado comum na casa de Deus! A infidelidade conjugal, nesses últimos anos, está devastando o povo cristão! Essa palavra é para você, que às escuras tem praticado esse ato abominável aos olhos de Deus; ou para aquele que está sendo tentado como Davi: "Viu uma mulher que se estava lavando". É possível que você esteja colocando, frequentemente, os olhos em uma mulher que não te pertence. Veja qual foi a pergunta de Davi, depois: "Quem era aquela mulher?". A tentação tem sido forte, você está balançado, nutrindo um sentimento carnal e perverso para com outro homem ou outra mulher ...

Suicídio - Paulo Junior

“Elias chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: ‘Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados’”. 1 Reis 19:3-4 O suicídio vem aumentando a cada ano que passa. Pessoas de todas as partes do mundo, de todas as idades, de todos os extratos sociais têm tirado, ou pensado em tirar suas próprias vidas! Muitas são as causas do suicídio, mas se sabe que a maior causa é a depressão! A maioria dos suicidas, antes de cometer o ato, passaram por um agudo e profundo quadro depressivo! São aquelas pessoas que se sentem imprestáveis, sem autoestima, possuídas de um intenso complexo de inferioridade. Elas dizem para si mesmas: “Vou tirar minha vida, afinal de contas, ninguém sentirá minha falta mesmo!” Por incrível que pareça isso tem acontecido até dentro da Igreja de Cristo. Muitos estão passando por esse dilema. Esse foi o caso do profeta Elias, citado no texto acima. Notem que Elias também entrou em um quadro depressivo,...