التخطي إلى المحتوى الرئيسي

Deus Vê o Íntimo – Paulo Junior

Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?  Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara?
Gênesis 18:12-13

Devemos estar atentos aos olhos perscrutadores de Deus. Muitos não entendem, às vezes, o que há de errado com suas vidas, quando julgam ser sinceras diante de Deus; elas julgam terem atitudes honestas, dignas de um cristão saudável. Seria a chamada “vida politicamente correta”, uma rotina cristã recheada de práticas (talvez diria, honestas).
Entretanto, nós esquecemos do elevado padrão de justiça de Deus e de Sua onisciência.Deus, de fato, se preocupa com nosso íntimo, o nosso coração. Porque, na verdade, nós somos o que somos no íntimo. São nossas intenções que são julgadas por Ele.
Veja no caso de Sara: ao receber a declaração feita pelo Senhor que iria ter um filho, ela não teve, aparentemente, nenhuma reação externa. A Bíblia diz que ela apenas “riu no seu íntimo”. Algo sútil, discreto. Contudo, isso foi um ato de incredulidade. As Escrituras afirmam que, imediatamente, o Senhor viu o coração de Sara: “Por que se riu Sara?” Por essa intenção ela foi reprovada pelo Senhor.
Querido irmão, eu quero ilustrar a você, com essa história, que Deus vê o íntimo do nosso coração, tudo que ali é processado, fermentado, todas as nossas especulações íntimas, são por Ele consideradas. Logo, é verdadeira a afirmação bíblica de que o pecado se inicia no íntimo, nas intenções, no coração. Da mesma maneira, a obediência, a fidelidade e a honra que damos a Deus começam, também, em nosso íntimo. Por essa razão Deus diz que “se agrada da sinceridade dos corações” (1Crônicas 29:17).
Quando Deus dá testemunho de Jó, Ele menciona “reto, sincero, íntegro” (veja Jó 1:8), coisas que estão no íntimo de Jó. Portanto, nós honramos Deus começando em nosso coração.
Querido leitor, quero te fazer uma pergunta – Deus nesse momento está vendo seu íntimo – você tem rido como Sara? Tem orado, lido a Palavra, ouvido pregações, mas, no seu íntimo, tem duvidado das promessas de Deus? Você tem pensado em fazer um voto a Deus, que não foi declarado com sua boca, mas no seu íntimo você intentou fazê-lo e depois desistiu? Quero dizer que Deus já considerou seu voto. Pois Ele julga o íntimo (a intenção). Você é uma pessoa que não tem feito mal a ninguém, por palavras ou ações, mas, no seu íntimo, tem julgado, criticado e, até mesmo, desejado seu mal? Quero dizer a você que o Senhor está considerando essas intenções. Isso é pecado! (veja Tiago 1:13-15)
Essa revelação não nos traz somente assombro e terror, por saber que os olhos do Altíssimo sondam as minúcias do nosso coração, mas ela também revela que Ele vê nossa bondade para com Ele, que muitas vezes não é expressa com palavras ou atos. Você pode ser uma pessoa sem expressão ou talentos naturais, pode não ter condições de realizar grandes feitos, mas Deus sabe que no íntimo você é fiel a Ele! Se esforça para obedecer Seus mandamentos – mesmo tropeçando e caindo várias vezes – no seu íntimo, onde Deus vê, sua intenção é de obedecê-Lo e honrá-Lo. Por isso Ele diz: “Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”.
(Salmos 51:16-17). Deus recompensará tal intenção correta com fidelidade!
Deixo você agora, te dando um alerta: cuidado com seu coração, veja como está seu íntimo. São suas intenções que serão julgadas, como diz Romanos (2:16). Ore como o rei Davi, que era chamado “um homem segundo o coração de Deus”, que orou assim: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139:23-24).
Me despeço dando a você o maior conselho que Salomão nos deu: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23).
Sonde seu coração agora mesmo. Peça para Deus julgá-lo. Vigie seus sentimentos e intenções. Tenha cuidado para não ofender a Deus, como Sara fez. Ao invés disso, tenha um coração grato, crente e cheio de louvores ao Senhor!
No amor de Cristo,
Paulo Junior
Clique aqui, para baixar “Deus Vê o Íntimo – Paulo Junior” em Áudio ou Vídeo em nossa página de Downloads.

تعليقات

المشاركات الشائعة من هذه المدونة

FACTS: Os Cinco Pontos do Arminianismo

Freed by Grace (to bilieve) Atonement for All Conditional Election Total Depravity Security in Christ Depravação Total “Depravação Total, por sua definição, significa que as pessoas não querem ter nada a ver com Deus; e, na verdade, quando escolhem entre Deus e seus desejos egoístas, elas sempre escolhem contra Deus”. (OSBORNE, Grant R. Romans. [The IVP New Testament Commentary Séries}. Downers Grove, InterVarsity Press, 2004, p.87) O homem foi criado à imagem de Deus, bom e justo, mas caiu de seu estado original sem pecado por meio da desobediência deliberada, tornando a humanidade pecadora, separada de Deus e sob a sentença da condenação divina. “Depravação Total” não significa que os seres humanos são tão maus quantos poderiam ser, mas quer dizer que o pecado afetou cada parte do ser de uma pessoa e que as pessoas agora têm uma natureza pecaminosa com a inclinação natural para o pecado, sendo cada ser humano fundamentalmente corrup...

A Pior Geração de Cristãos de Todos os Tempos - Paulo Junior

Essa geração é a pior geração de cristão de todos os tempos. É a geração de  cristãos  mais fraca, mais débil e mais ignorante que já pisou neste solo. Se você comparar, não quero nem pegar o antigo testamento e o povo de israel, mas da primeira igreja que foi fundada em atos 2 Com onze apóstolos dos originais e mais o apóstolo Paulo até os últimos dois séculos. Essa geração é a geração mais fraca que já existiu. É uma geração que não pode cobrar que uma mulher tampe seu quadril. Não pode cobrar que cubra seus seios. Que isso é difícil pra ela. É caso de se desviar da igreja, se Deus pedir que vista com decência.  E o que Deus pedia para outras gerações? Não era pra vestir uma blusa para tampar o quadril nem os seios! Era para ser mastigado dentro do coliseu por leões. Era pra servir de tocha humana no jardim de nero, q ueimado com cera quente. Era pra ser decapitado por causa do testemunho.  Era isso que Deus cobrava.  Sabe qual ...

Pragmatismo não é mais eficaz que o Poder do Espirito Santo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS SIGA-NOS NO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/chamadoaoevangelho INSCREVA-SE em nosso canal e ative o sininho: https://www.youtube.com/ChamadoAoEvangelho COMPARTILHE: Facebook: https://www.facebook.com/ChamadoAoEvangelho