التخطي إلى المحتوى الرئيسي

Pecado: Separação entre homem e Deus


“EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. (Is. 53:1-2).”
Apos um bom período sem escrever aos meus caros irmãos em Cristo, regresso trazendo-lhes um precioso estudo sobre “O PECADO”, abordaremos alguns pontos importantes desse terrível mal que tem assolado e destruído o homem e a igreja.
O significado da palavra “pecado” é bastante abrangente, por essa razão iremos destacar alguns termos que nos mostram o conceito de pecado e suas manifestações.
O vocábulo hatta´t ou hamartia, aparece 522 vezes nas paginas veterotestamento (livros da Bíblia que correspondem ao Antigo Testamento), e significa “errar o alvo”, “perder o rumo”, “fracassar”. Temos como exemplo o fato narrado pelas sagradas escrituras que diz o seguinte:
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” (Gn 3:3-7)
Deus havia dado apenas uma restrição a Adão, “... que da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás”, logo após a ordem, Deus o assevera das consequências que o implicará se essa restrição for violada, “... no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2:17). As leis que regem nossa sociedade se violada, o indivíduo é punido de acordo com o delito cometido, da mesma forma acorre com lei divida, a punição para o mandamento divino infringido é a morte (Rm 6:23).
O pecado cometido por Adão e sua mulher os levou ao fracasso e a separação de Deus, causando consequências terríveis para toda sua descendência. Uma das consequências mais terrível que o pecado pode causar é a separação entre Deus e o homem (Is 59:2), o pecado contraria e fere a personalidade e os atributos de Deus (Sl 99:9), por essa razão Deus não pode compactuar com a iniquidade (Rm 3:23). Todos que cometem pecado e vivem na pratica da iniquidade serão separados pelo próprio Deus para longe de sua presença e posto em um lugar de tormento eterno.
"E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." (Mateus 7 : 23)
Irei destacar duas grandes consequências causadas pelo pecado: a morte física e a morte eterna. A morte física é a separação entre a alma e o corpo, todos os descendentes de Adão por causa de sua transgressão ficaram condenados à morte física. “Tu és pó e ao pó tornarás” (Gn 3:19). A morte Eterna é a separação eterna entre a alma do homem e Deus. Essa é a pior experiência que um mortal pode experimentar, pois uma vez o homem entrando na eternidade perdido jamais terá oportunidade de salvação. Todo homem por causa do pecado esta sujeito à passa sua eternidade longe de Deus, dos Santos e do Paraiso. Há apenas uma maneira da alma pecadora obter a vida eterna: reconhece Cristo como seu único e suficiente salvador.
                              
Queridos Irmãos, Hamartiologia (doutrina do pecado) e um estudo muito extenso, impossível de explanar apenas nesse artigo. Breve estarei postando a continuação desse estudo, espero esta contribuído para o crescimento espiritual de meus amados irmãos. Amém 

No amor de Cristo, Rafael Willison  

تعليقات

إرسال تعليق

المشاركات الشائعة من هذه المدونة

Teologia Pentecostal

             A teologia pentecostal não é propriamente um constructo de teorias sem fim; ou seja, ela não pretende construir uma nova cosmovisão sobre e da cristandade. Ela é, na sua modesta contribuição, apenas e tão somente pneumatologia, porém qualificada em método, hermenêutica e teologia. E isso não é pouco, especialmente levando em conta a ignorância sobre a pessoa e obra do Espírito Santo no ser humano como indivíduo e como comunidade constituída a partir da Igreja. A teologia pentecostal é, portanto, uma leitura de como, por exemplo, a pneumatologia influencia a forma como a eclesiologia pode ser montada. Não se trata de uma nova eclesiologia, uma nova missiologia ou uma nova hermenêutica, mas de algo que busca entender as implicações de ter o Espírito Santo presente no mundo como o verdadeiro e único vicário (substituto) de Cristo. O fato de Cristo viver entre os discípulos como homem trouxe sérias implicações para eles e para a Igreja Primiti...

Adultério - Paulo Junior

Acesse: http://www.defesadoevangelho.com.br/ E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando (...). E mandou Davi indagar quem era aquela mulher (...). Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela. 2Samuel 11.2-4 Como o adultério tem se tornado comum na casa de Deus! A infidelidade conjugal, nesses últimos anos, está devastando o povo cristão! Essa palavra é para você, que às escuras tem praticado esse ato abominável aos olhos de Deus; ou para aquele que está sendo tentado como Davi: "Viu uma mulher que se estava lavando". É possível que você esteja colocando, frequentemente, os olhos em uma mulher que não te pertence. Veja qual foi a pergunta de Davi, depois: "Quem era aquela mulher?". A tentação tem sido forte, você está balançado, nutrindo um sentimento carnal e perverso para com outro homem ou outra mulher ...

Suicídio - Paulo Junior

“Elias chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: ‘Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados’”. 1 Reis 19:3-4 O suicídio vem aumentando a cada ano que passa. Pessoas de todas as partes do mundo, de todas as idades, de todos os extratos sociais têm tirado, ou pensado em tirar suas próprias vidas! Muitas são as causas do suicídio, mas se sabe que a maior causa é a depressão! A maioria dos suicidas, antes de cometer o ato, passaram por um agudo e profundo quadro depressivo! São aquelas pessoas que se sentem imprestáveis, sem autoestima, possuídas de um intenso complexo de inferioridade. Elas dizem para si mesmas: “Vou tirar minha vida, afinal de contas, ninguém sentirá minha falta mesmo!” Por incrível que pareça isso tem acontecido até dentro da Igreja de Cristo. Muitos estão passando por esse dilema. Esse foi o caso do profeta Elias, citado no texto acima. Notem que Elias também entrou em um quadro depressivo,...