Pular para o conteúdo principal

O que é uma seita?

seita PurityBall1
Larry King me fez essa mesma pergunta depois que trinta e uma pessoas deram fim a suas vidas no maior suicídio em massa da história dos Estados Unidos. Ele continuou perguntando se o Cristianismo poderia ser mencionado de forma legítima como uma seita. Como expliquei no programa Larry King Live, a palavra ‘seita’ tem várias conotações.

Primeiro, uma seita pode ser definida sociologicamente. Dessa perspectiva, trata-se de um ritual religioso ou semi-religioso, cujos seguidores são controlados por uma forte liderança em quase todas as dimensões de suas vidas. É característico dos devotos demonstrar uma lealdade desordenada a um guru e ao grupo, e são estimulados por táticas de intimidação físicas e/ou psicológicas. Os praticantes desse tipo de culto, mais do que nunca, demonstram uma mentalidade “nós/eles” e rompem com todas as outras associações, incluindo seus familiares mais próximos.
Além disso, uma seita pode ser definida teologicamente. Nesse sentido, pode ser uma organização pseudocristã que se declara cristã, mas compromete, confunde ou contradiz a doutrina cristã essencial. Tais seitas existem com aparência de Cristianismo, mas se desviam dos ensinamentos ortodoxos da fé cristã histórica, sistematizados pelos antigos credos ecumênicos. Tipicamente, devotos tornam-se mestres em extrair textos do contexto a fim de desenvolver pretextos para seus desvios teológicos.
Finalmente, deve-se observar que embora a cultura orientada pela mídia dê ao termo “seita” uma exclusiva conotação pejorativa, no sentido denotativo a palavra “seita” pode ser definida como um grupo de pessoas centradas em torno de uma estrutura de crença religiosa. Assim, o Cristianismo poderia ser citado como um ramo do judaísmo do Antigo Testamento. Na verdade, o verbo latino cultus, de onde vem a palavra “culto”, simplesmente significa adorar a uma divindade. Portanto, ao lidar com seitas, é fundamental ser cuidadoso na definição dos termos.
“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis” (2Coríntios 11.3-4).
  1. HANK HANEGRAAFF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FACTS: Os Cinco Pontos do Arminianismo

Freed by Grace (to bilieve) Atonement for All Conditional Election Total Depravity Security in Christ Depravação Total “Depravação Total, por sua definição, significa que as pessoas não querem ter nada a ver com Deus; e, na verdade, quando escolhem entre Deus e seus desejos egoístas, elas sempre escolhem contra Deus”. (OSBORNE, Grant R. Romans. [The IVP New Testament Commentary Séries}. Downers Grove, InterVarsity Press, 2004, p.87) O homem foi criado à imagem de Deus, bom e justo, mas caiu de seu estado original sem pecado por meio da desobediência deliberada, tornando a humanidade pecadora, separada de Deus e sob a sentença da condenação divina. “Depravação Total” não significa que os seres humanos são tão maus quantos poderiam ser, mas quer dizer que o pecado afetou cada parte do ser de uma pessoa e que as pessoas agora têm uma natureza pecaminosa com a inclinação natural para o pecado, sendo cada ser humano fundamentalmente corrup...

A Pior Geração de Cristãos de Todos os Tempos - Paulo Junior

Essa geração é a pior geração de cristão de todos os tempos. É a geração de  cristãos  mais fraca, mais débil e mais ignorante que já pisou neste solo. Se você comparar, não quero nem pegar o antigo testamento e o povo de israel, mas da primeira igreja que foi fundada em atos 2 Com onze apóstolos dos originais e mais o apóstolo Paulo até os últimos dois séculos. Essa geração é a geração mais fraca que já existiu. É uma geração que não pode cobrar que uma mulher tampe seu quadril. Não pode cobrar que cubra seus seios. Que isso é difícil pra ela. É caso de se desviar da igreja, se Deus pedir que vista com decência.  E o que Deus pedia para outras gerações? Não era pra vestir uma blusa para tampar o quadril nem os seios! Era para ser mastigado dentro do coliseu por leões. Era pra servir de tocha humana no jardim de nero, q ueimado com cera quente. Era pra ser decapitado por causa do testemunho.  Era isso que Deus cobrava.  Sabe qual ...

Quando o Narcisismo Invade a Igreja: Construindo uma Cultura de Bondade que Resiste a Abusos de Poder

O narcisismo no ambiente eclesiástico representa um desafio significativo para comunidades religiosas contemporâneas. As igrejas, originalmente concebidas como espaços de cura, crescimento espiritual e comunhão, podem inadvertidamente transformar-se em ambientes propícios para comportamentos narcisistas e abusos de poder. Esta investigação examina como o narcisismo se manifesta nas igrejas e, mais importante, como o desenvolvimento de uma cultura de bondade (tov) pode funcionar como antídoto contra abusos de poder, promovendo cura e restauração para indivíduos e comunidades afetadas. A Manifestação do Narcisismo no Ambiente Eclesiástico O narcisismo, caracterizado por uma percepção exagerada da própria importância, necessidade excessiva de atenção e admiração, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros, encontra terreno fértil em ambientes eclesiásticos. Pessoas com transtorno de personalidade narcisista frequentemente demonstram uma autoestima frágil por trás de u...