Pular para o conteúdo principal

Satanás: O Que Você Precisa Saber Sobre Seu Adversário


Iremos estudar a luz das Escrituras a mente de Satanás, o maior adversário da igreja e de Deus desde o princípio da criação. Não podemos despreza-lo, ridiculariza-lo ou subestima-lo, pois ele é astuto e sagaz, trabalha incansavelmente com o objetivo de matar, roubar e destruir a todos que se opõe a ele (Jo10:10). Não devemos esquecer que ele foi vencido por meio da morte de Cristo na Cruz do Calvário e à igreja foi dado o poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada nos fará dano algum.

O termos satanás vem do hebraico satan que significa “adversário”, “acusador”. Ele é o maior opositor de Deus e da igreja (1Pr 5:8). Outro termo muito conhecido que é utilizado para se referir a sua pessoa é o termo diabo, vem do grego e significa acusador, caluniador e tentador (Mt 4:3). Outro nomes que são atribuídos a ele, mostram suas características e sua pessoalidade, são eles: a personificação do mal, o grande mentiroso (Jo 8:33), o deus deste século (2 Co 4:4) e a antiga serpente (2 Co 11:3; Ap. 13:9; 20:2).

Na tentação do Éden ele foi um dos principais responsáveis pela queda do humanidade - devemos levar em consideração que o homem teve sua parcela de responsabilidade ao ceder aos argumentos de satanás. Em gênesis 3:1, ele é descrito como a astuta serpente, mostrando o quanto o diabo é ardiloso, ágio, inteligente, calculista; ele esperou o momento oportuno para atacar e ejetar seu veneno. A serpente cuidadosamente esperou a primeira oportunidade e atacou Eva, por ser o elo mais frágil. Satanás sabia que não teria êxito se atacasse Adão de primeira. Em Gênesis 3:2 vemos que ele distorce os mandamento de Deus, mente, engana e ilude; ele é considerado o pai da mentira (Jo 8:44).

Observemos como ele atuou na tentação de Jesus (Mt 4:1-11). Nos versos 2 e 3 do capitulo 4 de Mateus, percebemos que ele foi paciente, aguardou o momento de maior fragilidade de Jesus para agir. Ele não agiu com precipitação. Satanás esperou concluírem os quarenta dias de jejum para iniciar seus ataques. Isso nos ensina que nos momentos de maior fragilidade na caminhada espiritual serão os momentos de maiores ataques, mas lembre-se, Deus jamais permitirá que sejas tentado além que possais suportar (1 Co 10:15). No verso 6, satanás novamente usa da mesma artimanha maligna, distorcendo das escrituras para tentar persuadir o mestre a saltar do pináculo do templo. Ele conhece muito bem as Escrituras, por essa razão devemos seguir o exemplo do nosso Salvador, conhecendo a Palavra de Deus para não cair nas ciladas do nosso adversário. “Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti (Sl 119:11).

Outro exemplo é o de Ananias e Safira (At 5 1-11), ao vender sua herdade retiveram parte do valor. Ananias permitiu que satanás enchesse seu coração (At 5:3). Satanás conservou-se próximo a eles influenciando-os, persuadindo-os, incitando-os a agirem de má fé. E o resultado todos nós conhecemos, ambos caíram mortos e grande temor se apoderou de toda a igreja. Satanás tem lutado para tirar a gravidade do nosso pecado, não se engane, o pecado ainda continua sendo gravíssimo aos olhos de Deus (Is 59:2; Hc 1:13). Lembre-se de Judas, amigo de Cristo (Mt 26:50), discípulo de Jesus, assentava na mesa e comia com Jesus, servia na obra do Senhor; traiu seu Metre por trinta moedas de prata. Infelizmente há aqueles que tem traído Jesus por mais barato. NÃO TRAIA SEU MESTRE, NÃO VENDA SUA FÉ, NÃO TROQUE SUA ETERNIDADE POR COISAS TERRENAS.

Na carta de Tiago ele nos ensina um lição muito importante para vencer nosso adversário. “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4:7). Umas das maneiras de vence-lo é resistindo aos seu ardis e não cedendo a seus pratos e convites. Outra maneira é estar cheio do poder que Deus nos concedeu para pisar em toda força do inimigo (Lc 10:19); estar revestido da armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6:11) e utilizar das armas espirituais que são poderosas em Deus para destruição das fortalezas de satanás (2 Co 10:4). Espero que este simples estudo auxilie no seu crescimento espiritual. 

Esse Estudo foi redigido por Rafael Willison em 02 de Dezembro de 2014.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FACTS: Os Cinco Pontos do Arminianismo

Freed by Grace (to bilieve) Atonement for All Conditional Election Total Depravity Security in Christ Depravação Total “Depravação Total, por sua definição, significa que as pessoas não querem ter nada a ver com Deus; e, na verdade, quando escolhem entre Deus e seus desejos egoístas, elas sempre escolhem contra Deus”. (OSBORNE, Grant R. Romans. [The IVP New Testament Commentary Séries}. Downers Grove, InterVarsity Press, 2004, p.87) O homem foi criado à imagem de Deus, bom e justo, mas caiu de seu estado original sem pecado por meio da desobediência deliberada, tornando a humanidade pecadora, separada de Deus e sob a sentença da condenação divina. “Depravação Total” não significa que os seres humanos são tão maus quantos poderiam ser, mas quer dizer que o pecado afetou cada parte do ser de uma pessoa e que as pessoas agora têm uma natureza pecaminosa com a inclinação natural para o pecado, sendo cada ser humano fundamentalmente corrup...

A Pior Geração de Cristãos de Todos os Tempos - Paulo Junior

Essa geração é a pior geração de cristão de todos os tempos. É a geração de  cristãos  mais fraca, mais débil e mais ignorante que já pisou neste solo. Se você comparar, não quero nem pegar o antigo testamento e o povo de israel, mas da primeira igreja que foi fundada em atos 2 Com onze apóstolos dos originais e mais o apóstolo Paulo até os últimos dois séculos. Essa geração é a geração mais fraca que já existiu. É uma geração que não pode cobrar que uma mulher tampe seu quadril. Não pode cobrar que cubra seus seios. Que isso é difícil pra ela. É caso de se desviar da igreja, se Deus pedir que vista com decência.  E o que Deus pedia para outras gerações? Não era pra vestir uma blusa para tampar o quadril nem os seios! Era para ser mastigado dentro do coliseu por leões. Era pra servir de tocha humana no jardim de nero, q ueimado com cera quente. Era pra ser decapitado por causa do testemunho.  Era isso que Deus cobrava.  Sabe qual ...

Quando o Narcisismo Invade a Igreja: Construindo uma Cultura de Bondade que Resiste a Abusos de Poder

O narcisismo no ambiente eclesiástico representa um desafio significativo para comunidades religiosas contemporâneas. As igrejas, originalmente concebidas como espaços de cura, crescimento espiritual e comunhão, podem inadvertidamente transformar-se em ambientes propícios para comportamentos narcisistas e abusos de poder. Esta investigação examina como o narcisismo se manifesta nas igrejas e, mais importante, como o desenvolvimento de uma cultura de bondade (tov) pode funcionar como antídoto contra abusos de poder, promovendo cura e restauração para indivíduos e comunidades afetadas. A Manifestação do Narcisismo no Ambiente Eclesiástico O narcisismo, caracterizado por uma percepção exagerada da própria importância, necessidade excessiva de atenção e admiração, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros, encontra terreno fértil em ambientes eclesiásticos. Pessoas com transtorno de personalidade narcisista frequentemente demonstram uma autoestima frágil por trás de u...