Pular para o conteúdo principal

Satanás: O Que Você Precisa Saber Sobre Seu Adversário


Iremos estudar a luz das Escrituras a mente de Satanás, o maior adversário da igreja e de Deus desde o princípio da criação. Não podemos despreza-lo, ridiculariza-lo ou subestima-lo, pois ele é astuto e sagaz, trabalha incansavelmente com o objetivo de matar, roubar e destruir a todos que se opõe a ele (Jo10:10). Não devemos esquecer que ele foi vencido por meio da morte de Cristo na Cruz do Calvário e à igreja foi dado o poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada nos fará dano algum.

O termos satanás vem do hebraico satan que significa “adversário”, “acusador”. Ele é o maior opositor de Deus e da igreja (1Pr 5:8). Outro termo muito conhecido que é utilizado para se referir a sua pessoa é o termo diabo, vem do grego e significa acusador, caluniador e tentador (Mt 4:3). Outro nomes que são atribuídos a ele, mostram suas características e sua pessoalidade, são eles: a personificação do mal, o grande mentiroso (Jo 8:33), o deus deste século (2 Co 4:4) e a antiga serpente (2 Co 11:3; Ap. 13:9; 20:2).

Na tentação do Éden ele foi um dos principais responsáveis pela queda do humanidade - devemos levar em consideração que o homem teve sua parcela de responsabilidade ao ceder aos argumentos de satanás. Em gênesis 3:1, ele é descrito como a astuta serpente, mostrando o quanto o diabo é ardiloso, ágio, inteligente, calculista; ele esperou o momento oportuno para atacar e ejetar seu veneno. A serpente cuidadosamente esperou a primeira oportunidade e atacou Eva, por ser o elo mais frágil. Satanás sabia que não teria êxito se atacasse Adão de primeira. Em Gênesis 3:2 vemos que ele distorce os mandamento de Deus, mente, engana e ilude; ele é considerado o pai da mentira (Jo 8:44).

Observemos como ele atuou na tentação de Jesus (Mt 4:1-11). Nos versos 2 e 3 do capitulo 4 de Mateus, percebemos que ele foi paciente, aguardou o momento de maior fragilidade de Jesus para agir. Ele não agiu com precipitação. Satanás esperou concluírem os quarenta dias de jejum para iniciar seus ataques. Isso nos ensina que nos momentos de maior fragilidade na caminhada espiritual serão os momentos de maiores ataques, mas lembre-se, Deus jamais permitirá que sejas tentado além que possais suportar (1 Co 10:15). No verso 6, satanás novamente usa da mesma artimanha maligna, distorcendo das escrituras para tentar persuadir o mestre a saltar do pináculo do templo. Ele conhece muito bem as Escrituras, por essa razão devemos seguir o exemplo do nosso Salvador, conhecendo a Palavra de Deus para não cair nas ciladas do nosso adversário. “Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti (Sl 119:11).

Outro exemplo é o de Ananias e Safira (At 5 1-11), ao vender sua herdade retiveram parte do valor. Ananias permitiu que satanás enchesse seu coração (At 5:3). Satanás conservou-se próximo a eles influenciando-os, persuadindo-os, incitando-os a agirem de má fé. E o resultado todos nós conhecemos, ambos caíram mortos e grande temor se apoderou de toda a igreja. Satanás tem lutado para tirar a gravidade do nosso pecado, não se engane, o pecado ainda continua sendo gravíssimo aos olhos de Deus (Is 59:2; Hc 1:13). Lembre-se de Judas, amigo de Cristo (Mt 26:50), discípulo de Jesus, assentava na mesa e comia com Jesus, servia na obra do Senhor; traiu seu Metre por trinta moedas de prata. Infelizmente há aqueles que tem traído Jesus por mais barato. NÃO TRAIA SEU MESTRE, NÃO VENDA SUA FÉ, NÃO TROQUE SUA ETERNIDADE POR COISAS TERRENAS.

Na carta de Tiago ele nos ensina um lição muito importante para vencer nosso adversário. “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4:7). Umas das maneiras de vence-lo é resistindo aos seu ardis e não cedendo a seus pratos e convites. Outra maneira é estar cheio do poder que Deus nos concedeu para pisar em toda força do inimigo (Lc 10:19); estar revestido da armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6:11) e utilizar das armas espirituais que são poderosas em Deus para destruição das fortalezas de satanás (2 Co 10:4). Espero que este simples estudo auxilie no seu crescimento espiritual. 

Esse Estudo foi redigido por Rafael Willison em 02 de Dezembro de 2014.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teologia Pentecostal

             A teologia pentecostal não é propriamente um constructo de teorias sem fim; ou seja, ela não pretende construir uma nova cosmovisão sobre e da cristandade. Ela é, na sua modesta contribuição, apenas e tão somente pneumatologia, porém qualificada em método, hermenêutica e teologia. E isso não é pouco, especialmente levando em conta a ignorância sobre a pessoa e obra do Espírito Santo no ser humano como indivíduo e como comunidade constituída a partir da Igreja. A teologia pentecostal é, portanto, uma leitura de como, por exemplo, a pneumatologia influencia a forma como a eclesiologia pode ser montada. Não se trata de uma nova eclesiologia, uma nova missiologia ou uma nova hermenêutica, mas de algo que busca entender as implicações de ter o Espírito Santo presente no mundo como o verdadeiro e único vicário (substituto) de Cristo. O fato de Cristo viver entre os discípulos como homem trouxe sérias implicações para eles e para a Igreja Primiti...

Adultério - Paulo Junior

Acesse: http://www.defesadoevangelho.com.br/ E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando (...). E mandou Davi indagar quem era aquela mulher (...). Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela. 2Samuel 11.2-4 Como o adultério tem se tornado comum na casa de Deus! A infidelidade conjugal, nesses últimos anos, está devastando o povo cristão! Essa palavra é para você, que às escuras tem praticado esse ato abominável aos olhos de Deus; ou para aquele que está sendo tentado como Davi: "Viu uma mulher que se estava lavando". É possível que você esteja colocando, frequentemente, os olhos em uma mulher que não te pertence. Veja qual foi a pergunta de Davi, depois: "Quem era aquela mulher?". A tentação tem sido forte, você está balançado, nutrindo um sentimento carnal e perverso para com outro homem ou outra mulher ...

Suicídio - Paulo Junior

“Elias chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: ‘Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados’”. 1 Reis 19:3-4 O suicídio vem aumentando a cada ano que passa. Pessoas de todas as partes do mundo, de todas as idades, de todos os extratos sociais têm tirado, ou pensado em tirar suas próprias vidas! Muitas são as causas do suicídio, mas se sabe que a maior causa é a depressão! A maioria dos suicidas, antes de cometer o ato, passaram por um agudo e profundo quadro depressivo! São aquelas pessoas que se sentem imprestáveis, sem autoestima, possuídas de um intenso complexo de inferioridade. Elas dizem para si mesmas: “Vou tirar minha vida, afinal de contas, ninguém sentirá minha falta mesmo!” Por incrível que pareça isso tem acontecido até dentro da Igreja de Cristo. Muitos estão passando por esse dilema. Esse foi o caso do profeta Elias, citado no texto acima. Notem que Elias também entrou em um quadro depressivo,...