التخطي إلى المحتوى الرئيسي

PENTECOSTALISMO DE CINCO PONTOS!

 

Convite para abraçar o “Evangelho Quíntuplo”!


Quando se analisa os desenvolvimentos históricos do Movimento Pentecostal, percebe-se algumas crenças distintivas deste precioso Movimento. Sendo conciso, encontramos àqueles que, dentro da tradição wesleyana de santidade, afirmavam o quadrilátero pentecostal: (1) Jesus salva, (2) Jesus cura, (3) Jesus batiza com o Espírito Santo e (4) Jesus Voltará como Rei. Por outro lado, mormente aqui no Brasil, os missionários pioneiros elencaram a Trilogia Pentecostal: (1) Jesus salva, (2) Jesus batiza com o Espírito Santo e (3) Jesus Voltará. Contudo, estudando a herança histórica do Pentecostalismo, percebemos que também houve uma ênfase quíntupla, também chamada de Evangelho Pleno.


Particularmente, como pentecostal, incentivo e convido a todos a retornarem aos distintivos doutrinários do que ficou conhecido historicamente como o Evangelho Pleno (Full Gospel). Os distintivos doutrinários do Evangelho Pleno, como também nos anteriores, são cristocêntricos (centrados em Cristo): (1) Jesus salva; (2) Jesus santifica; (3) Jesus batiza com o Espírito; (4) Jesus cura e (5) Jesus voltará como Rei.


Deve-se entender que por causa do crescimento do Movimento Pentecostal e de suas características distintas em vários lugares, os distintivos doutrinários variavam entre a trilogia, o quadrilátero e o Evangelho Quíntuplo. Todavia, não se entende que os itens ausentes eram negligenciados, mas apenas postulados dentro dos outros elementos. Por exemplo: Jesus salva e cura; Jesus santifica e batiza com o Espírito Santo.  Baseio isso tanto por experiência própria quanto pela leitura de vários livros sobre o pentecostalismo.


Tendo ciência destas verdades, como pentecostal, elenco um convite a todos os que pertencem esta preciosa herança a abraçarem o Evangelho Quíntuplo! Assim como a herança reformada abraça um ministério tríplice de Cristo (Sacerdote, Profeta e Rei) em suas formulações teológicas, convido os pentecostais brasileiros a articularem mais e mais um ministério quíntuplo de Cristo (Salvador, Curador, Santificador, Batizador e Rei que virá) como ênfase e herança do gigantesco Movimento Pentecostal.

Por que faço esse convite? Porque o cenário em muitas igrejas pentecostais é lamentável! Têm-se perdido estes distintivos. Em outros rincões, nunca se ouviu falar! Noutros lugares, foram anuviados pelas campanhas mirabolantes. Isso sem falar do pragmatismo, da psicologização da fé, da socialização da missão da igreja e etc., e etc., e etc.,


Tenho lamentado alhures que muitas igrejas pentecostais já foram despentecostalizadas, mormente no sentido do Pentecostalismo Clássico. Todavia, Deus em Sua bondade tem levantado em nossa nação a Editora Carisma bem como homens e mulheres comprometidos com essa rica herança do Movimento Pentecostal para tornar sua História, Hermenêutica, Doutrina/Teologia e Práxis conhecidos do povo brasileiro.


Como Pentecostais cremos que as narrativas contidas no Livro de Atos não são para meras informações históricas de uma igreja que se passou, mas postulados instrutivos para aquilo que a igreja deve ser. Entendemos que o Cristo Ressurreto e Exaltado continua governando Sua igreja sob os auspícios da Obra, unção e poder do Espírito Santo. Esse Cristo é Aquele que salva, cura-liberta, santifica, batiza e que um dia virá arrebatar Sua igreja – Jesus Cristo é o Sujeito ativo de todas as obras! Por isso, tenho enfatizado a cristocentricidade do pentecostalismo.


Queira Deus avivamo-nos outra vez!


Ivan Teixeira

تعليقات

المشاركات الشائعة من هذه المدونة

Teologia Pentecostal

             A teologia pentecostal não é propriamente um constructo de teorias sem fim; ou seja, ela não pretende construir uma nova cosmovisão sobre e da cristandade. Ela é, na sua modesta contribuição, apenas e tão somente pneumatologia, porém qualificada em método, hermenêutica e teologia. E isso não é pouco, especialmente levando em conta a ignorância sobre a pessoa e obra do Espírito Santo no ser humano como indivíduo e como comunidade constituída a partir da Igreja. A teologia pentecostal é, portanto, uma leitura de como, por exemplo, a pneumatologia influencia a forma como a eclesiologia pode ser montada. Não se trata de uma nova eclesiologia, uma nova missiologia ou uma nova hermenêutica, mas de algo que busca entender as implicações de ter o Espírito Santo presente no mundo como o verdadeiro e único vicário (substituto) de Cristo. O fato de Cristo viver entre os discípulos como homem trouxe sérias implicações para eles e para a Igreja Primiti...

Adultério - Paulo Junior

Acesse: http://www.defesadoevangelho.com.br/ E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando (...). E mandou Davi indagar quem era aquela mulher (...). Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela. 2Samuel 11.2-4 Como o adultério tem se tornado comum na casa de Deus! A infidelidade conjugal, nesses últimos anos, está devastando o povo cristão! Essa palavra é para você, que às escuras tem praticado esse ato abominável aos olhos de Deus; ou para aquele que está sendo tentado como Davi: "Viu uma mulher que se estava lavando". É possível que você esteja colocando, frequentemente, os olhos em uma mulher que não te pertence. Veja qual foi a pergunta de Davi, depois: "Quem era aquela mulher?". A tentação tem sido forte, você está balançado, nutrindo um sentimento carnal e perverso para com outro homem ou outra mulher ...

Suicídio - Paulo Junior

“Elias chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: ‘Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados’”. 1 Reis 19:3-4 O suicídio vem aumentando a cada ano que passa. Pessoas de todas as partes do mundo, de todas as idades, de todos os extratos sociais têm tirado, ou pensado em tirar suas próprias vidas! Muitas são as causas do suicídio, mas se sabe que a maior causa é a depressão! A maioria dos suicidas, antes de cometer o ato, passaram por um agudo e profundo quadro depressivo! São aquelas pessoas que se sentem imprestáveis, sem autoestima, possuídas de um intenso complexo de inferioridade. Elas dizem para si mesmas: “Vou tirar minha vida, afinal de contas, ninguém sentirá minha falta mesmo!” Por incrível que pareça isso tem acontecido até dentro da Igreja de Cristo. Muitos estão passando por esse dilema. Esse foi o caso do profeta Elias, citado no texto acima. Notem que Elias também entrou em um quadro depressivo,...