Pular para o conteúdo principal

Um Evangelho para Conhecer e Tornar Conhecido (Paul Washer) [1/26]


Não há palavra ou verdade de maior importância que o evangelho de Jesus Cristo. As Escrituras estão cheias de muitas mensagens, sendo a menor delas mais valiosa que a montante de todas as riquezas do mundo e mais importante que os maiores pensamentos jamais na mente humana. Se o próprio pó da Escritura é mais precioso que o ouro, como calcularemos quão digno e importante é o evangelho?[1] Até mesmo dentro das próprias Escrituras, a mensagem do evangelho é sem igual. A história da criação, embora delineada com esplendor, se prostra diante da mensagem da cruz. A lei de Moises e as palavras dos profetas apontam além de si mesmos para esta mensagem singular de redenção. Até mesmo a segunda vinda, apesar de toda a sua maravilha, permanece nas sobras do evangelho. Não é exagero dizer que o evangelho de Jesus Cristo é a maior e mais essencial mensagem, a acrópole da fé cristã, a fundação da esperança do crente.[2]
Não há nada mais importante, mais útil, e nada além é necessário para se promover a glória e o reino de Deus. Emprestando a linguagem de Provérbios, nós corretamente podemos dizer do evangelho: “pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela.”[3]
Sendo isso verdade, compreender o evangelho deve ser a nossa magnífica obsessão. É uma tarefa impossível, mas é digna de cada ínfimo esforço gasto – pois lá encontraremos todas as riquezas de Deus e toda alegria verdadeira para o crente. O evangelho é digno de nos separarmos de qualquer empreendimento menor e prazer inferior a fim de que sondemos as profundezas da graça de Deus revelada nessa mensagem singular. Jó 28.1-9 contém uma bela ilustração de tal paixão:
Existem minas de prata e locais onde se refina ouro. O ferro é extraído da terra, e do minério se funde o cobre. O homem dá fim à escuridão; e vasculha os recônditos mais remotos em busca de minério, nas mais escuras trevas. Longe das moradias ele cava um poço, em local esquecido pelos pés dos homens; longe de todos, ele se pendura e balança. A terra, da qual vem o alimento, é revolvida embaixo como que pelo fogo; das suas rochas saem safiras, e seu pó contém pepitas de ouro. Nenhuma ave de rapina conhece aquele caminho oculto, e os olhos de nenhum falcão o viram. Os animais altivos não põem os pés nele, e nenhum leão ronda por ali. As mãos dos homens atacam a pederneira e transtornam as raízes das montanhas.
Mesmo no mundo antigo de Jó, havia homens dispostos a irem aos limites mais distantes, a se privarem da vida na superfície, a cavarem através rocha sólida em meio a escuridão e trevas profundas, a arriscarem suas vidas e corpos e a deixarem nenhuma pedra sem ser examinada em sua busca pelos tesouro desta terra. Quão mais nós, que fomos iluminados pelo Santo Espírito e que experimentamos a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, devemos estar dispostos a abandonar coisas de menor glória na busca das glórias de Deus no evangelho de Jesus Cristo?[4] Por que, então, uma paixão pelo evangelho é tão rara entre o povo de Deus?

[1] Jó 28.6
[2] Acrópole do grego deriva das palavras akro, que significa “alto”, e polis, que significa “cidade”. O evangelho é o ponto mais alto da fé cristã, sua cidade fortificada.
[3] Provérbios 3.14-15
[4] Hebreus 6.4-5


O Poder e a Mensagem do Evangelho (Paul Washer)Extraído do livro 4º capítulo do livro “O Poder e a Mensagem do Evangelho” de Paul Washer, a ser lançado pela Editora Fiel. Tivemos a oportunidade de traduzi-lo e o privilégio de poder compartilhar pequenos trechos de cada capítulo com vocês.
Tradução: Vinícius Musselman Pimentel. Versão não revisada ou editada. Postado com permissão.
© Editora Fiel. Todos os direitos reservados. Original: Um Evangelho de Primeira Importância (Paul Washer) [4/26]
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FACTS: Os Cinco Pontos do Arminianismo

Freed by Grace (to bilieve) Atonement for All Conditional Election Total Depravity Security in Christ Depravação Total “Depravação Total, por sua definição, significa que as pessoas não querem ter nada a ver com Deus; e, na verdade, quando escolhem entre Deus e seus desejos egoístas, elas sempre escolhem contra Deus”. (OSBORNE, Grant R. Romans. [The IVP New Testament Commentary Séries}. Downers Grove, InterVarsity Press, 2004, p.87) O homem foi criado à imagem de Deus, bom e justo, mas caiu de seu estado original sem pecado por meio da desobediência deliberada, tornando a humanidade pecadora, separada de Deus e sob a sentença da condenação divina. “Depravação Total” não significa que os seres humanos são tão maus quantos poderiam ser, mas quer dizer que o pecado afetou cada parte do ser de uma pessoa e que as pessoas agora têm uma natureza pecaminosa com a inclinação natural para o pecado, sendo cada ser humano fundamentalmente corrup...

Quando o Narcisismo Invade a Igreja: Construindo uma Cultura de Bondade que Resiste a Abusos de Poder

O narcisismo no ambiente eclesiástico representa um desafio significativo para comunidades religiosas contemporâneas. As igrejas, originalmente concebidas como espaços de cura, crescimento espiritual e comunhão, podem inadvertidamente transformar-se em ambientes propícios para comportamentos narcisistas e abusos de poder. Esta investigação examina como o narcisismo se manifesta nas igrejas e, mais importante, como o desenvolvimento de uma cultura de bondade (tov) pode funcionar como antídoto contra abusos de poder, promovendo cura e restauração para indivíduos e comunidades afetadas. A Manifestação do Narcisismo no Ambiente Eclesiástico O narcisismo, caracterizado por uma percepção exagerada da própria importância, necessidade excessiva de atenção e admiração, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros, encontra terreno fértil em ambientes eclesiásticos. Pessoas com transtorno de personalidade narcisista frequentemente demonstram uma autoestima frágil por trás de u...

Pragmatismo não é mais eficaz que o Poder do Espirito Santo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS SIGA-NOS NO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/chamadoaoevangelho INSCREVA-SE em nosso canal e ative o sininho: https://www.youtube.com/ChamadoAoEvangelho COMPARTILHE: Facebook: https://www.facebook.com/ChamadoAoEvangelho