Cresce o número de ateus no Brasil: ateus ‘saem do armário’ e estão formando nova ‘religião’ - Chamado ao Evangelho

Recentes

colocar adsense (apagado)

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Cresce o número de ateus no Brasil: ateus ‘saem do armário’ e estão formando nova ‘religião’

 



Decidiram “sair do armário” e se reúniram no 1º Encontro Nacional de Ateus que aconteceu no último domingo, em 21 estados e Distrito Federal com o objetivo de “conhecer uns aos outros e organizar a nossa força”.

“Precisamos sair do armário, mostrar que somos bons filhos, pais, que a moralidade independe de uma crença”, disse a estudante Stíphanie da Silva, 22, membro da Sociedade Racionalista, que organiza a ação, usando a expressão comumente utilizada para homossexuais, segundo a revista IstoÉ.

Participaram do movimento cerca de 3 mil pessoas distribuídas pelos diversos locais onde aconteceu o evento que incluiu debates, palestras, bate-papos e até shows de humor.

Um fato curioso é que o encontro levantou críticas entre os próprios ateus de que estava sendo criada uma nova religião formada justamente por ateus.

A estudante participa de acaloradas discussões na internet sobre existência de um Ser Criador, a importância das religiões, ceticismo contra as diversas formas de fé e outros temas relacionados.

O encontro foi justamente pensado para que os participantes de tais dicussões pudessem se conhecer e colocar fim à solidão imposta pelo infinito embate de idéias.

Segundo o IBGE, no estudo Novo Mapa das religiões, os que professam o ateísmo ganharam mais expressão depois de ficarem durante décadas em uma escala bem reduzida, de 0,2 a 1,8%, antes da década de 80.


Entre as capitais em existem maior números de ateus, estão Boa Vista, em Roraima, com 21,1%, seguida por Recife e Rio de Janeiro, ambos com 13,3% da população afirmando que não crêem na idéia de um Deus.

Por Jussara Teixeira


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário